ENTENDA O QUE É O PH - MOD. BÁSICO

 

Escala de pH

No que aquela aula chata de química tem relação com a saúde e beleza dos seus cabelos? Essa deve ser a pergunta que você provavelmente está se fazendo agora. Essa pequena sigla Ph, significa potencial de hidrogênio livre (ou potencial hidrogeniônico) e é a referência na escala de acidez e alcalinidade...é aquela velha história de bases e ácidos!

A posição de uma substância na escala de Ph de forma geral é determinada da seguinte forma:(a escala de Ph varia de 0 a 14) Cada número dessa escala aumenta em até 10 vezes a unidade anterior, ou seja, um Ph 7 é 10x maior que o Ph 6.

Entendendo um pouco sobre pH

Quando usamos um produto alcalino, as cutículas se abrem e perdem mais água causando ressecamento aos fios.

 

As participantes inscritas também concorreram ao sorteio de vários brindes oferecidos pela Shimano, Trek Bikes, Proshock e Orange Cosméticos. Com os kits em mãos, meninas e acompanhantes tinham a sua disposição um delicioso café da manhã que fazia parte do pacote de atividades inclusas na pedalada.

* As soluções que tem o Ph abaixo de 7 são definidas como ácidas

*As soluções que tem o Ph acima de 7 são definidas como alcalinas.

*As soluções que tem o Ph igual a 7 são definidas como neutras.

O pH mais alcalino, de 8 para cima, pode causar a divisão dos fios, a famosa "ponta dupla".

A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha, possui Ph levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de Ph, e é chamado de Ph fisiológico. Dessa forma, os produtos que entram em contato com o corpo humano ditos “neutros”, devem ter Ph igual ao do cabelo, pele e unhas, ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um Ph = 6,1).

Portanto sendo considerado para o nosso Ph fisiológico a seguinte escala: (Ph ácido: abaixo de 4,2 e Ph alcalino: acima de 6,1).

Já as pessoas com escova progressiva devem evitar shampoos antirresíduos. A progressiva sela os fios, enquanto o antirresíduos abre as cutículas. Neste caso acabará retirando mais rapidamente a progressiva. O ideal seria usar shampoos com Ph até no máximo 6,0.

O Ph ideal do shampoo é o de aproximadamente 6. Isso porque o shampoo precisa limpar o couro cabeludo, que é pele, e o Ph da pele é ligeiramente mais alto que o do cabelo. É por isso que o shampoo tende a embaraçar um pouco o cabelo. Os shampoos mais suaves, além de possuirem formulação mais rica em substâncias emolientes, também possuem o Ph mais baixo que os outros.

Já o Ph de máscaras e condicionadores geralmente é um pouco mais baixo que o do cabelo, pra equilibrá-lo depois do shampoo. A Hidratação Broto de Bambu, por exemplo, possui Ph 4.0. Quando se usa descolorante ou tintura, o cabelo fica todo embaraçado e feio porque o Ph pode chegar até a 10!

CONHEÇA A LINHA ORANGE COSMÉTICOS

Linha Profissional

O Melhor Tratamento

Home Care

Tratamentos Especiais

ORANGE COSMÉTICOS