PRANCHAS - CHAPINHAS

 

Pranchas, chapinhas, piastras...

Engana-se quem pensa que essa moda é atual, essa mania existe há tempos.

Antigamente, para conseguir o efeito liso, as mulheres pegavam a cabeleira crespa e passavam banha de porco, sebo e óleo de peixe. Já no século 18, a tática era outra, lavava-se os cabelos com éter e ácido sulfúrico diluído em água.

Com o passar do tempo as técnicas foram evoluindo, tanto que, no século 19, as melenas eram domadas com a ação do calor, com toalhas molhadas em água fervente e barras de ferro aquecidas em carvão.

Já no século 20 descobriu-se que a temperatura de 100ºC faz com que o hidrogênio presente nos fios de cabelo evapore, deixando-os com o aspecto liso. A partir desse princípio diversas invenções foram surgindo, uma mais inusitada e com maior precisão do que a outra.

 

Segundo alguns pesquisadores, esse aparelho tinha a aparência de uma pinça gigante e era aquecido no fogareiro, as mulheres testavam a temperatura até alcançar uma que proporcionasse o efeito liso.

Pranchas Elétricas:

As chapinhas elétricas surgiram na década de 80, e essa invenção logo virou febre entre as mulheres que possuíam certo poder aquisitivo.

Atualmente, a conhecida chapinha tornou-se acessível a todas as classes sociais, tendo preços e qualidades diferentes, as mais cobiçadas são as de cerâmica e de infravermelho, pois proporcionam um efeito mais duradouro e mais natural. O efeito da chapinha é totalmente reversível, basta expor o cabelo à umidade que ele volta ao natural. Deve-se tomar algumas precauções quanto ao uso de chapinhas, pois a utilização excessiva desse recurso prejudica os cabelos, enfraquecendo-os.

No Brasil, o uso das chapinhas alisadoras se popularizou bastante por volta do ano 2000. Ela é largamente usada em salões de beleza, mas também há muito uso doméstico das pranchas alisadoras umas vez que elas podem ser facilmente adquiridas em lojas de departamentos.

As pranchas alisadoras modernas têm elementos de cerâmica para aquecimento, os quais causam menos danos aos cabelos, são mais eficientes e aquecem mais rapidamente. As chapinhas alisadores mais baratas geralmente não usam cerâmica para aquecimento. Muitas pranchas alisadoras mais avançadas usam tecnologia iônica ou de luz infra-vermelha, as quais poderiam vedar a umidade e oleosidade, e reduzir a estática e ondulação.

Dependendo do tipo de cabelo, o uso contínuo de chapinha alisadoras pode causar variados graus de danos capilares, como pontas duplas, rarear o cabelo ou torná-lo quebradiço. Desta forma, Empresas como a Orange começaram a fabricar spays e cremes para proteção do calor, os quais poderiam reduzir a quantidade de danos aos cabelos causados pelas chapinhas.

 

A escolha da prancha:

Para cabelos de médios a longos, as chapinhas mais largas são mais indicadas, por serem mais fáceis de serem usadas. Para cabelos curtos, as melhores são as mais estreitas, pois são úteis também para modelar os fios, visto que facilitam para virar as pontas e fazer ondulações nos cabelos.

É de fundamental importância conferir a existência de um termostato no aparelho. Prefira as de cerâmica e com íons: a qualidade é melhor e mantém a temperatura estável.

Se puder, inclua também a tecnologia das ondas infravermelhas. Esses 3 quesitos proporcionam um resultado superior sem agressão aos fios.

Temperatura da prancha:

Vamos primeiramente elucidar um problema muito comum quando o assunto é temperatura de prancha. Existem atualmente dois padrões mais usuais internacionamente.

45 anos depois da substituição da escala Fahrenheit pela escala Celsius, em praticamente todo o mundo ainda há aqueles que resistem aos seus encantos. É o caso das Bahamas, Belize, Ilhas Caimão, Palau e os Estados Unidos da América, assim como os territórios associados (Porto Rico, Guam e Ilhas Virgens Americanas). Esse países usam a escala Fahrenheit para todas as aplicações diárias, apesar da comunidade científica em todo o mundo (incluindo o Brasil) usar quer o Celsius quer o Kelvin. No Canadá apesar da escala oficial ser o Celsius, também é normalmente usado o Fahrenheit.

ºC Celsius

ºF Fahrenheit

 

As média de temperaturas das pranchas vendidas atualemnte é de 150ºC à 230ºC.

Equivalência Celsius x Fahrenheit.

140ºC = 284ºF

150ºC = 302ºF

160ºC = 320ºF

170ºC = 338ºF

180ºC = 356ºF

190ºC = 374ºF

200ºC = 392ºF

210ºC = 410ºF

220ºC = 428ºF

230ºC = 446ºF

240ºC = 464ºF

Temperaturas acima de 200ºC são recomendadas apenas para uso profissional.

CONHEÇA A LINHA ORANGE COSMÉTICOS

Linha Profissional

O Melhor Tratamento

Home Care

Tratamentos Especiais

ORANGE COSMÉTICOS